quinta-feira, 14 de março de 2013

Trigo para que te quero?

 Para quem não conhece, lhes apresento o Seitan ou Glútem ou, ainda, carne vegetal, um excelente substituto para a carne e um alimento protéico muito rico, além de versátil, pois pode ser preparado de várias maneiras: assado, cozido, frito, empanado, espetado e tudo mais que a sua criatividade for capaz de inventar, contanto, que não se  comprometam as receitas com ingredientes industrializados e não orgânicos. 

Inventado à séculos pelos monges budistas da 
China, o seitan atravessou o continente asiático e converteu-se num alimento básico de qualquer dieta vegetariana equilibrada. O Seitan é um produto feito a partir do trigo, concentrando toda a parte protéica do cereal, o glúten. O Seitan é rico em proteínas e pobre em gorduras. Cerca de 180g de seitan são suficientes para satisfazer as necessidades diárias de proteínas. 

O valor nutricional de 100g de seitan é o seguinte:

19,6g de proteínas
3g de hidratos de carbono
0g de gorduras
0,8g de fibras
109 mg de potássio
35 mg de cálcio
2,1 mg de ferro
23 mg de magnésio
1,1 mg de zinco
Fonte: http://www.florbelamendes.net

 Vamos ao preparo:

Ingredientes

10 copos de farinha de trigo integral
4 copos de farinha de trigo branca
5 copos de água
2 colheres de chá de sal


Dissolva o sal na água e acrescente as farinhas de trigo previamente misturadas. Amasse intensivamente de 20 a 30 minutos, até que a massa fique bem macia. Deixe descansar durante a noite toda. Lave a massa em água corrente até que saia todo o amido, ou seja, até que a água deixe de sair branca e passe a transparente. Refogue,  com um pouco de óleo de gergelim, cebola, cebolinha, salsinha, algas... ; acrescente 1 copo de shoyo integral de boa procedência (não use as marcas encontradas em supermercados, pois, elas apresentam componentes tóxicos como GLUTAMATO MONOSSÓDICO que pode aparecer com os nomes: proteína hidrolisada, levedo (ou levedura) autolizado,  caseinato de sódio, caseinato de cálcio), prefira as marcas encontradas em casas especializadas integrais e orgânicos. Em seguida, acrescente alguns temperos de sua preferência, tais como: alecrim, tomilho, alho, louro..., coloque água quanto baste para cobrir o seitan e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos, até o seitan vir à tona. Quando esfriar guarde em geladeira para ser usado em várias preparações.

Fonte: Arte Fundamental da Vida - Bernadete Kikuchi


O seitan pode ser usado assado numa frigideira untada com azeite ou óleo de gergelim, basta cortá-los em forma de bifes e deixá-los assando por alguns minutos até que fiquem dourados, faça esse procedimento de ambos os lados dos bifes. Para dar um sabor especial, refogue algumas cebolas em óleo de gergelim ou azeite extra virgem e coloque-as sobre os bifes.


Outra maneira de usá-lo é refogá-lo com alguns vegetais como cebolas, cenouras, abobrinhas, couve-flores, alho poró... ; também pode ser usado frito com nabo ralado e shoyo; ou, ainda, mergulhado em uma massa de tempurá e frito em óleo de gergelim, também acompanhado de nabo ralado com shoyo para neutralizar a gordura da fritura, assim como, é delicioso quando acrescido no cozimento de grãos de leguminosas ou cereais como: grão de bico, lentilhas, feijoada, cevadinha... .

Gratos irmandade, pelo compartilhamento!

Fontes: google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário