quarta-feira, 13 de março de 2013

Gelatinas: "Um verão e um oásis"


Para refrescar mente e corpo, neste verão, nada melhor que convidar seus amigos mais chegados, para curtir um por de sol pra lá de espetáculo, ouvindo o tilintar do silêncio e saboreando, sem culpa, uma tacinha de gelatina natural de frutas. Opa, pode me convidar que já estou nessa! 

Para saber um pouco mais sobre o ágar-ágar

De origem asiática, o agar-agar foi consumido durante séculos como elemento básico nas dietas tradicionais de numerosos povos. A designação agar-agar provém do idioma malaio, onde agar significa gelatina e, como é tradição nas culturas da polinésia, repete-se duas vezes para dar ênfase,sendo a tradução gelatina-gelatina ou pura gelatina.

No Japão é conhecido como Kanten, que significa céu-frio, em alusão ao antigo método artesanal de congelamento-descongelamento natural. Os distintos tipos de algas dos quais é possível obter-se o agar-agar dão lugar a produtos com diferentes características.
O ágar-ágar forma uma gelatina vegetal transparente, muito rica em fibra solúvel (94,8%) e minerais, ideal para espessar e gelificar alimentos sem alterar ou adicionar qualquer sabor. É muito versátil e permite criar  diferentes géis, espumas e texturas.
Por se tratar de um aditivo natural extraído de algas marinhas, o agar dá origem a gelatinas vegetais cujo poder de gelificação é dez vezes superior às gelatinas de origem animal.
Constitui um complemento ideal para  dietas de emagrecimento. Previne o excesso de peso porque não contém calorias ao mesmo tempo em que apresenta um alto poder saciante, além de incluir 94,8% de fibra que permite a regulação do trânsito intestinal e a regeneração das paredes intestinais. Por último diminui a absorção de gorduras e colesterol. O agar está reconhecido pela FDA (United States of America Food and Drug Administration) como produto GRAS (Generally Recognized as Safe).


Além de todos os seus benefícios, é especialmente útil para vegetarianos, podendo ser aplicado em uma diversidade de preparações e pratos, como gelatinas, geléias, mousses, cremes, coberturas, recheios, iogurtes, marmeladas, etc.
Fonte de consulta : FIB
http://www.veggietal.com.br/gelatina-de-algas/

Composição Química do ágar-ágar

ágar-ágar, também conhecido simplesmente como ágar ou agarose, é um hidrocolóide extraído de diversos gêneros e espécies de algas marinhas vermelhas que consiste em uma mistura heterogênea de dois polissacarídeos, agarose e agaropectina.[1] Essas substâncias ocorrem como carboidrato estrutural na parede das células. Tais algas que contém o ágar-ágar são denominadas agarófitas e pertencem à classe Rodophyta . O nome deste polímero provém da palavra malaia agar-agar. Os principais gêneros de algas agarófitas são a GelidiumGracilaria,Gelidiela e Pterocladia.
O ágar-ágar é insolúvel em água fria, porém, expande-se consideravelmente e absorve uma quantidade de água de cerca de vinte vezes o seu próprio peso, formando um gel não-absorvível, não-fermentável e com importante característica de ser atóxico. Possui em sua composição principalmente fibras e também sais minerais (PFeKClI), celuloseanidrogalactose e uma pequena quantidade de proteínas. É a alga com mais baixo teor de calorias, mas apresenta um alto teor de vitaminas (A, B1, B2, C e D) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, iodo, silício, zinco, bromo e selênio).
Estrutura química

Estrutura química da agarose.
A agarose é um polímero composto de subunidades de galactose. É um componente da parede celular em algas. Quando dissolvida em água quente e seguidamente arrefecida, a agarose toma uma consistência gelatinosa. Esta propriedade é usada em investigação laboratorialmedicinaculinária e indústria.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gar-%C3%A1gar
http://www.cantinhovegetariano.com.br/2007/05/agar-agar-gelatina-vegetal.html


Gelatina de Frutas

Ingredientes:

1 barra de Kanten nacional (ágar-ágar)
150g de açúcar mascavo amarelo (rapadura amarela)
2 maçãs (médias grandes, duras e gostosas)
1 forma redonda (bonita) para gelatina
1 forminha de flor (2cm de diâmetro)

Lave o kanten rapidamente e deixe de molho por 5 horas ou mais, cobrindo-o com água.
Corte a rapadura amarela bem miudinha.
Descasque rapidamente as maçãs por inteiro e depois em rodelas de 5 a 6 mm de espessura, mergulhe-as na água com um pouco de sal e depois corte-as em florzinhas.
Corte o mamão em rodelas de 5 a 6 mm, sem descascá-los, depois corte em florzinhas.
Esprema o kanten e desmanche-o com as mãos, cozinhe em 4 copos de água em fogo médio, quando ferver aumentar o fogo por mais uns segundos para que fique toda derretida, mas, não deixe transbordar, abaixe o fogo um pouco e acrescente a rapadura amarela e uma pitada de sal, misturando até derretê-la. Coe com uma peneirinha ou com gase fininha para outra panela. deixe em banho maria até terminar o processo, para que o kanten não esfrie. Passe a água numa forma redonda e coloque um pouco de kanten, ordene as florzinhas de mação e de mamão como preferir. Acrescente mais um pouco de kanten, às colheradas, com cuidado. Assim, ir alternando com as florzinhas de maçã e mamão, terminando com um pouco de kanten, depois de frio leve á geladeira para endurecer bem. Desenforme e decore com framboesas ao redor da gelatina.

Fonte: Bernadete Kikuchi



Gelatina de Laranja e Frutas

1 sachê de ágar-ágar
1 xícara de suco de laranja
3 colheres de açúcar mascavo, demerara ou mel (opcional)
1 xícara de água
1 canela em pau
2 cravos da índia
1/2 manga em cubinhos
200g de morangos orgânicos
1 pêra (orgânica) em cubinhos


Leve o suco de laranja, a água, açúcar, a canela, os cravos para ferver, junte o ágar-ágar e mexa até dissolver bem (o ágar-ágar precisa ser sempre fervido para gelificar). Retire do fogo, remova a canela e os cravos, misture às frutas e coloque tudo em uma tigela ou forma. Espere esfriar e leve à geladeira. Espero duas horas, desenforme e sirva.


"Que o amor integre a todos os seres dos quatro reinos!"

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe" - Oscar Wilde.

Fonte: http://www.cantinhovegetariano.com.br/2007/05/agar-agar-gelatina-vegetal.html

Um comentário:

  1. Bom dia! Por favor, poderia me informar onde encontro agar agar em Campina Grande?

    ResponderExcluir